17 de ago. de 2007

Será este o futuro do ouriço?

Uma recente revelação dada por Simon Jeffery, presidente da Sega of America, deixou os fãs do ouriço um tanto confusos. Segundo ele, Sonic deixa de ser um personagem legal quando você passa dos 12 anos. Um argumento não só terrivelmente equivocado, mas também covarde, por jogar a culpa no mascote pela incapacidade de fazer bons jogos usando seu nome.

É dificil acreditar que o presidente de uma empresa responsável por tantos bons jogos (tudo bem, a Sega of America não faz muito mesmo) esteja falando coisas deste tipo. Empresa que aliás, sempre mostrou total desrespeito com seus fãs, ao colocar descaradamente seus lucros como objetivo maior (e pra não dizer único). Que ela já foi talentosa, ninguém duvida. Aliás, alguns dos maiores clássicos dos videogames foram produzidos pela Sega. O problema é que, ao contrário de empresas como a Nintendo, quando se trata de estratégias financeiras ela não hesita em tomar atitudes anti-éticas para favorecer o próprio bolso (se a Sega fosse responsável por Zelda, Twilight Princess provavelmente teria sido cancelado para o Game Cube), e o sacrifício do Dreamcast é a prova viva disto (uma tremenda injustiça aos possuidores do console). Depois de uma fase decadente, com a extinção de bons jogos (por onde anda Yu Suzuki e seu maravilhoso Shenmue?), é essa a declaração que nós gamers precisamos ouvir?

Se ainda irá sair um grande game da série é uma icógnita, visto que a Sega não tem muita credibilidade atualmente. Mas é no mínimo irônico que os jogos do Mario fazem um tremendo sucesso, e pra não dizer a própria trilogia Sonic dos 16 bits, tão divertidos que até hoje possui fan-sites dedicados a eles. Será que nós é que estamos errados em ainda gostar desses games tão limitados e infantis?

Fernando Rodrigues

Um comentário:

Vinicius Longo disse...

Puxa dizer isso foi de fato um equivoco, já que tenho amigos com 24 e 25 anos e até um de 30 que é completamente fã de Sonic, mas de fato, eles tem falado que os jogos estão deixando a desejar ultimamente!

É triste!
:(