20 de ago. de 2007

A maior batalha de todos os tempos!

Desde a explosão dos jogos de luta na era 16 bits, com os fantásticos Street Fighter, Mortal Kombat e Fatal Fury, vêm se questionando sobre os games 2D do gênero. A febre dos jogos 3D colocou essas franquias em um patamar sempre abaixo da evolução, quando jogos como Tekken, Virtual Fighter, Soul Calibur e Dead or Alive se mostraram mais interessante à medidade que os hardwares ficaram mais poderosos. Os Fightings 2D ainda respiram, é verdade. Graças a algumas tentativas da própria Capcom (algumas com sucesso, outras não), da Sammy (com seu divertido Guilty Gear) e até da (infelizmente obsoleta) Playmore, com alguns novos King of Fighters, que nada acrescentam à série criada em 94, ainda me pergunto se haverá uma revolução dentro do estilo, algo que Street Fighter II havia criado.

É incrível eu estar dizendo tudo isso, já que fui presentado com esse, que é um dos melhores vídeos que já ví. Nele, uma luta fantástica entre Akuma e Cameleon, Street Fighter Vs Mortal Kombat, em uma batalha absolutamente convincente, tão verossímil que não consigo pensar que uma empresa não possa aproveitar as idéias criadas para uma (juro, não estou exagerando) revolução dos jogos de lutas 2D.

Enjoy ;)

Parte 1


Parte 2


No inicio pode aparantar um tanto inverossímil jogar um game assim. Rápido demais, com muitos elementos. Seria simplesmente difícil demais. Mas vale lembrar que não aprendemos (pelo menos não eu ;P ) a soltar Hadoukens, Shoryuken e fazer alguns combos em Street Fighter II da noite para o dia. E se torna cada vez mais lamentável essa opção de, na tentativa de "balancear" as lutas de amadores contra experts, fazem-se games cujo a fórmula pode ser aprendida em 2 horas de jogatina. Ora, se o que torna as experiência de um jogo de luta tão emocionantes é justamente a evolução dos jogadores, por que o medo em reinventar a fórmula de 15 anos atrás, com uma nova eficiente? Na minha opinião, é o único modo de retornar o gênero em grande estilo.

Já haviam sido lançadas outras versões, que podem ser conferidas nestes links:
http://www.youtube.com/watch?v=AHHGoSDUy5w
http://www.youtube.com/watch?v=2TXPFgRsVUE&mode=related&search=
Fernando Rodrigues

2 comentários:

Anônimo disse...

Após assistir a esse video, me empolguei e saí agitado socando o acr, chutando as paredes e fazendo coisas que não me orgulho muito...(minha mãe ja está bem, depois de um dia no hospital ela só teve lesões leves)...mas já me contive...aiai..HADOUUUKEENNNN..caham...cof..desculpem!!

Anônimo disse...

concordo co tudo o que vc disse

nao sou muito fan de jogos 2d como sf e mk, porém sou viciado em smash bros, e bem, jogo razeoavelmente bem o do 64 e melee, e estou vendo uma tantativa da nintendo de tornar os jogos mais faceis

oq eu me desanima e desaponta