13 de set. de 2007

Desenvolvimento de jogos agora também é com a União Européia

Segundo o site de notícias americano 1UP, a União Européia abriu um financiamento para desenvolvimento de jogos, onde podem ser incluídos todas as partes do jogo, como: procura de patentes, formulação de conceitos, aquisição de direitos, design, programação e desenvolvimento de estratégias de marketing. As empresas podem se candidatar a receber de 10 mil a 60 mil Euros. O financiamento pode ser incluído principalmente para consoles, PCs e aparelhos portatéis que podem chegar até 100 mil Euros.

Até ai, uma excelente notícia, não é? Acontece que por motivos maiores, o financiamento só atende a países da Europa. Esse fundo de financiamento, na verdade, é parte do Media 2007, que é um programa da União Européia que visa distribuir cerca de 1.5 milhão de Euros para desenvolvimento de jogos.

Por enquanto, no Brasil temos apenas o edital do governo federal, chamado JogosBr, que segundo bem disse o blog do Rodrigo Flausino, desde 2006 que ainda não saiu nenhum dos 8 pré-projetos de demos jogavéis, com baixo orçamento de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) que foram escolhidos, ou ainda algum dos 2 pré-projetos de jogos completos escolhidos, com orçamento de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). Onde será que eles foram com o NOSSO dinheiro?

Enfim, demanda tem e muita, pois só no último edital que o concurso realizou em 2006, foram enviados 120 pré-projetos de Demos e 30 pré-projetos de Jogos Completos. Fica dado o toque: Abragames, Governo Federal e empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos eletrônicos , esta é a hora de seguir pelo mesmo caminho que a União Européia seguiu de criarmos um fundo para o desenvolvimento de jogos aqui no Brasil também. O que vocês acham?

Nenhum comentário: