8 de jan. de 2008

Análise: Resident Evil: Umbrella Chronicles

A série Resident Evil sempre se destacou diante dos concorrentes, não por ser realmente original ou por possuir uma fórmula fantástica, mas pelo carísma de seu universo, capaz de causar um feeling único nos jogadores, além de contar uma boa trama com personagens cativantes e bem construídos, o que cria a atmosfera correta para uma história de terror. Se Resident Evil 1 havia sido reconhecido como um Survival Horror, o segundo e o terceiro game acabaram pendendo um pouco para o gênero ação (algo que foi definitivamente concretizado no quarto episódio, o que desagradou boa parte dos fãs). Antes de mais nada, é preciso ressaltar (caso você não tenha lido nada a respeito do game) que se trata de um jogo em primeira pessoa, bem no estilo de games como House of the Dead ou Time Crisis.
Vou começar dizendo que UC cai num conceito que eu havia formulado há muito tempo: é um jogo que deve ser jogado em multiplayer. Talvez esta seja a característica mais importante do game, que é o modo cooperativo para dois jogadores, um fator multiplicador de diversão. Jogar sozinho não deixa de ser interessante, mas nada se compara a encher os zumbis de balas ao lado de um amigo. E considerando que a parte técnica não é algo digno de louvor (apesar de não fazer feio), é no fun factor que reside a maior força de Umbrella Chronicles.

Como o nome diz, UC conta crônicas de diversos games da série, que é um cenário (dividido em 3 fases) para cada uma. Logicamente, não há nada realmente novo em se tratando de história, embora alguns detalhes importantes sobre a Umbrella são revelados. Mas é muito divertido jogar novamente (e rever alguns momentos da trama) com outra perspectiva. Infelizmente, foram selecionadas algumas poucas crônicas, e o resultado é um game absurdamente curto e até inacabado, o que deixa um gostinho de quero mais para os fãs (por que não incluir um cenário referente a cada jogo da série?). Além disso, achei o modo Hard um tanto fácil, o que tira um pouco a graça para aqueles que querem se tornar hardcores (a única coisa que se pode fazer é tentar um ranking mais alto).

No geral, Umbrella Chronicles é um jogo interessante. Tão interessante que seu maior defeito é ser curto demais. Sinceramente, não exitaria em adquirir uma continuação caça-niqueis com algumas crônicas diferenciadas, apenas para aproveitar essa fórmula tão bacana. O feeling de Resident Evil está presente, o que por si só, já é um grande atrativo. É uma pena no entanto, que a Capcom não se mostrou realmente ambiciosa em nos apresentar um game mais bem acabado. Se o fizesse, é bem possível que Resident Evil: Umbrella Chronicles seria um dos jogos mais divertidos da série.

Nota:
3/5
Fernando Rodrigues

Vem ai o Livro dos Recordes dos Games!

O pessoal do Guinness está para lançar uma versão do seu famoso livro, mas com uma temática diferente, recordes dos Games:



AQUI você tem uma prévia do que está sendo feito! O livro estará a vende a partir do dia 8 de fevereiro.

Se sair a versão em português é compra certa! =D

2 de jan. de 2008

Jack Thompson finalmente assina um GTA

o título acima bem que poderia ser uma manchete de uma revista sensacionalista. Mas é verdade. Está rolando um leilão no Ebay de uma cópia do Grand Theft Auto III autografada por ninguém menos que Jack Thompson.



Como assim não sabe quem é? O cara é o inimigo número um de 11 em cada 10 gamers lá fora, a vida do cidadão se resume em processar e procurar polêmicas contra qualquer game que julgue violento.

O Preço não é lá nenhuma pechincha mas o dinheiro será direcionado a Child's Play, organização que melhora a vida de crianças com brinquedos e games em alguns hospitais do mundo todo.

Vi no Game Life.

7 de dez. de 2007

Trailer novo de GTA IV

6 de dez. de 2007

Street Fighter IV

Street Fighter



Street Fighter II



Street Fighter Alpha

Street Fighter III


STREET FIGHTER IV

Tudo indica que será uma jogabilidade 2D, apesar dos gráficos serem em 3D :D

Em janeiro, os detalhes serão revelados!

Fernando Rodrigues

5 de dez. de 2007

Porque Street Fighter II é o melhor jogo de luta de todos os tempos...

Contrariando o site Game Trailers, que criou recentemente um top 10 dos melhores jogos de luta e elegeu Street Fighter III, vou dizer porque o II deveria ter sido escolhido:

-Os gráficos foram revolucionários para a época. Street Fighter III tem gráficos apenas bons.

-A trilha sonora é maravilhosa e as músicas são lembradas até hoje.

-A jogabilidade foi simplesmente a maior revolução em termos de jogos de luta até hoje (e possilmente a maior da história dos videogames). Meia lua pode ser chamado de Hadokouken (ou "Adugue") depois de Street Fighter II. A jogabilidade no terceiro ficou ainda melhor? Sim, mas isso é somente um efeito natural das coisas quando se trata deste aspécto em especial. Não dar "upgrade" na jogabilidade e acrescentar elementos é pedir pra continuação ser ruim.

-Os personagens são infinitamente mais carismáticos.

-O jogo marcou época e conquistou fãs que passavam o dia todo nos fliperamas. SFIII passou quase despercebido.

-SFII fez a façanha de lançar 500 versões como caça-níqueis, e ainda sim ninguem reclamar.

É por esses e outros motivos que afirmo que SF3 não pode ser melhor nem mais expressivo que o segundo. O tempo conta (ou ao menos deveria contar) nesse tipo de eleição, se não tudo que for antigo será considerado pior...

E já que estou falando de Street Fighter, não deixem de visitar o Geração Bit amanha. Notícias quentíssimas de SF4 os aguardam...

Fernando Rodrigues

1 de dez. de 2007

O final de Xenosaga

Depois de anos acompanhando a longa jornada de Shion e seus amigos, Xenosaga III: Also Sprach Zarathust encerra a trilogia com dignidade. Para quem não sabe, Xenosaga antecede os acontecimentos do famoso Xenogears, com algumas refencias, embora a trilogia conta a história de personagens totalmente diferentes. Por esse motivo, a série acabou perdendo algum respeito com os fãs, que não consideraram os games do PS2 a altura do original. Não os culpo. Xenosaga I, II e III são bons games, mas seus méritos são encontrados em aspéctos que não são tão apreciados por grande parte dos games, que podem julgar a história arrastada, com cenas longas demais. Além disso, o gameplay da trilogia não é lá essas coisas, o que significa que esse é um daqueles raros games em que o essencial é assistir. Pronto, reconhendo isso não é mais tão difícil entender porque Xenosaga são ótimos games.




Fiquei absolutamente encantado com Xenosaga III. A Monolith Studios demonstrou um grande respeito com os fãs da saga, criando um ótimo game (mesmo com um baixo número de vendas da franquia) que tentou ao máximo corrigir as falhas dos antecessores, e melhorar o que já era ótimo. Os gráficos estão bonitos no padrão PS2. As músicas continuam belas, mas o grande destaque fica para o gameplay, finalmente bom. Dessa vez o que aconteceu foi uma grande aproximação a sistemas mais tradicionais como Final Fantasy, mantendo a essência do estilo de Xenosaga.

Mas é claro, os grandes méritos de todo jogo da série são obviamente as cenas de história, e aqui elas estão maravilhosas. Não quero revelar detalhes sobre a trama, mas o que posso dizer é que temos aqui um final que merece ser visto por qualquer apreciador de bons enredos. Cheio de referências religiosas (que pode ofender algumas pessoas), a trama, o universo e seus personagens chegam a um climax espetacular, recheado de momentos emocionantes e cenas de ação de tirar o fôlego.
Aqui estão os trailers dos 3 games, recomendo muito assistir:
Xenosaga I


Xenosaga II


Xenosaga III


Trailer da Trilogia:


Ah, e se você não quer jogar mas também não quer deixar de assistir essa ótima aventura, foram colocados no Youtube TODAS as cenas de história dos 3 games. Começando por aqui:


Para ver o resto basta procurar na sequencia. Ex: Xenosaga I FMV 1, 2, 3, etc.

Fernando Rodrigues